Panthéon e Livrarias de Paris

Eu não gosto da ideia de visitar túmulos, cemitérios e afins (inclusive, entrei num cemitério esse ano pela primeira vez na vida), sempre achei muito estranho esse tipo de coisa se tornar ponto turístico. Antes da viagem já fui logo avisando: nada de visitar o Père-Lachaise!

Mas, no segundo dia em Paris lá estava eu nas Catacumbas, e dias depois também não hesitei em visitar o Panthéon. Lá estão sepultados grandes ícones da história francesa (Rousseau, Voltaire,Victor Hugo…).

Os dizeres na fachada já explicam: aux grands hommes la patrie reconnaissante (aos grandes homens, a pátria é agradecida). Frase entendida na literalidade não fosse Marie Curie para representar as mulheres, a única mulher até ontem. Sim, ontem (27/05) quatro novos membros, foram homenageados com um lugarzinho para descansar em paz no Pantheon, dentre eles mais duas mulheres!

DSC02148

Além dos túmulos, na visita ao Panthéon você tem mais uma incrível experiência arquitetônica (infelizmente a cúpula estava passando por restauração) 😦 , e também pode ter a sorte de estar tendo alguma exposição temporária. Quando eu fui a exposição era sobre Jean Jaurès, um importante político francês, marcadamente pela sua oposição à primeira guerra.

DSC02155

O Panthéon fica no Quartier Latin que tem um clima bem universitário, perto da Sorbonne, em frente a faculdade de Direito (também da Sorbonne), e com muitas livrarias na vizinhança.

DSC02146 DSC02150

Livraria, na verdade, é o que não falta em Paris, da mais convencional à mais exótica! Uma coisa que me chamou atenção foram os livros antigos dividindo as prateleiras com livros novos, ali em pé de igualdade! Na J. Vrin, livraria muito simpática, próxima a entrada da Sorbonne, você vê isso toda hora.

Já em outras livrarias, como a Gibert Jeune, os livres d’occasion que são os livros usados com precinho camarada, ficam geralmente na parte externa da livraria.

Entre as convencionais, além da Gibert Jeune eu recomendaria a L’écume des pages e a La Procure e a La Hune (todas no 6ème).

Saindo do convencional, a visita imperdível é à Shakespeare & Co., fundada em 1951, que aparece no filme Antes do Pôr-do-sol. ❤

shakespeare_5
Ethan Hawke e Julie Delpy no filme “Antes do Pôr-do-sol”

Lembrando que lá você encontra: apenas livros em inglês, uma fila pra entrar, e um gato enorme e cinematográfico lá em cima. Vale a pena cada minuto lá dentro, sentindo um climinha de século passado…

DSC02239

Mais incomum do que isso só a Le Point du Jour, que acredito não ser a única nesse “estilo”, mas foi a única que eu conheci. Na verdade só vi pela janela, porque estava fechada no dia. Consiste em muitos livros amontoados, mas que serão facilmente encontrados por quem trabalha lá.

11289929_588839624552678_311567096_n IMG-20150528-WA0001

É isso, até a próxima 😉

Anúncios

4 comentários sobre “Panthéon e Livrarias de Paris

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s