Estilo de vida

Há alguns anos, desde que comecei a controlar meu próprio dinheiro, passei a me preocupar com o consumo excessivo e desnecessário, até porque o meu dinheiro não é essas coisas todas!

Mas foi aí que eu vi que eu não estava sozinha nisso, e que tem muita gente preocupada com o consumo consciente, e não só por motivos de não querer ficar no vermelho no fim do mês, as causas são muito mais nobres, diga-se de passagem…

Não vou negar que o que me incentivou a entrar nesse mundo em primeiro lugar foi tentar gastar menos, fazer uma poupança, essas coisas.  Mas, logo percebi que o problema era bem mais profundo.

Coincidiu de eu começar a estudar mais a fundo o Direito do Trabalho e adentrar na realidade do trabalho escravo no Brasil, que acabou virando tema do meu trabalho de conclusão de curso. O trabalho escravo no Brasil se encontra não só em fazendas longínquas na Amazônia, mas também na cidade, em São Paulo, por exemplo, já foram encontrados muitos bolivianos vivendo em situação análoga à de escravo na indústria têxtil clandestina.

E quando a gente pensa que a nossa roupa foi feita com mão-de-obra escrava parece que o problema se aproxima da gente né? e logo surgem as questões: qual é o nosso papel enquanto consumidores? O que eu, enquanto cidadã comum, posso fazer para combater o trabalho escravo?

Não comprar numa loja que foi denunciada por utilizar trabalho escravo é suficiente?

Não é!

Esse é só um dos passos para o consumo consciente. Para chegar lá, é preciso pensar também na sustentabilidade do meio ambiente como um todo.

Claro que descobrir a solução não é tudo, porque é bem difícil pôr em prática o tal do consumo consciente. Significa uma grande mudança no estilo de vida.

Por isso, resolvi compartilhar aqui as coisas lindas que eu venho descobrindo em relação não só ao consumo consciente e os meus pequenos passos para alcançá-lo, mas também outras coisas relativas à mudanças no estilo de vida, assunto de futuros posts do blog! 🙂

 

2 comentários sobre “Estilo de vida

Deixe um comentário

