De quem comprar?

Sabe as perguntinhas do post passado sobre consumo consciente?

  1. Por que comprar?
  2. O que comprar?
  3. Como comprar?
  4. De quem comprar?
  5. Como usar?
  6. Como descartar?

Então, difícil achar a resposta certa pra todas, não é? Mas hoje eu vou falar um pouco da pergunta número 4. Questionar de quem comprar é pensar na responsabilidade do consumidor, pois se você compra de uma marca que não pensa na sustentabilidade de seus produtos, não respeita os direitos de seus trabalhadores, você também é parte disso.

Pensando nisso, o pessoal da ONG Repórter Brasil criou o app Moda Livre que leva até o consumidor informações sobre o comportamento de diversas marcas em relação ao respeito de direitos trabalhistas, se a empresa já foi flagrada utilizando trabalho escravo e o que tem feito para combater esse tipo de prática. Assim, as marcas são classificadas de vermelho à verde e sugere-se que se dê preferência às verdes.

moda-livre

Outra ideia que começa a se disseminar é a de comprar do pequeno, já que na maioria das vezes são as grandes empresas as grandes vilãs do meio ambiente e do trabalhador.

O ideal é encontrar um “pequeno” perto de casa e estimular os negócios locais, mas vou deixar aqui umas dicas de marcas pequenas que apesar de já venderem pela internet e tudo mantém uma produção bem artesanal.

Lina Dellic -@linadellic

São uma estilista e três costureiras. No site você encontra quatro coleções bem básicas para ajudar a montar o seu armário-cápsula (vou falar dele depois).

2016-05-27

Ybirá – @ybira

São óculos e relógios feitos à mão, todos de madeira certificada!

Eça_Marfim_Marrom_Degrade_Lateral

Dona Linha – @dona_linha

A dona linha é a Natália, ela que faz tudo! No blog ela conta um pouco das suas novas experiências no mundo da costura e no site ela vende cases para tablet e carteirinhas de mão.

il_570xN.1003909931_fu6w

Claro, estou falando aqui do consumo específico de roupas e assessórios, mas a linha de raciocínio deve ser a mesma para tudo que você vai comprar.

E já que é tão difícil ter plena confiança no produtor/fornecedor dos produtos que você pretende comprar, que tal não comprar? Trocar, reutilizar, fazer você mesmo também podem ser opções possíveis em muitos casos! E aí a gente já começa a ter que responder as outras perguntinhas, mas isso vai ficar para outro dia!

IMG_0224-e1426164258374-768x1024

Anúncios

Um comentário sobre “De quem comprar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s